Agenda

Nenhum evento

nov 2017

Data / Hora Evento
sexta-feira 10 novembro 2017
14:00 - 18:00
Nachlese: Was war los in Fribourg/Freiberg?
Goethe-Institut São Paulo, São Paulo

Nachlese

Após cada edição do IDT (Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer – https://www.idt-2017.ch/), a APPA organiza um evento, no qual são apresentados alguns trabalhos de professores que participaram desse congresso. Dessa forma, mesmo aqueles que não puderam comparecer no congresso sediado na Suiça poderão ter um panorama dos trabalhos apresentados.
Neste ano o Nachlese: “Was war los in Freiburg/Fribourg?” acontecerá no dia 10 de novembro das 14h às 18h no auditório do Goethe Institut São Paulo.

out 2017

Data / Hora Evento
sexta-feira 20 outubro 2017
16:00 - 20:00
APPA-Oktoberfest
Goethe-Institut São Paulo, São Paulo

Em comemoração do “Lehrertag”, a APPA celebra com seus professores associados a primeira “APPA-Oktoberfest” com comida e bebida típicas.

Venham festejar seu dia, DeutschlehrerInnen!!

APPA Oktoberfest

ago 2017

Data / Hora Evento
sexta-feira 18 agosto 2017 - sexta-feira 24 novembro 2017
14:30 - 17:15
Curso de Língua Alemã para professores em formação A2-B1
Goethe-Institut São Paulo, São Paulo

werbung

O curso foi criado para auxiliar e apoiar professores em formação. Em vista à demanda de profissionais da área no mercado de trabalho, já que a língua alemã é uma das línguas que mais crescem no mundo.
Nossa proposta é complementar o aprendizado dos estudantes de Letras e recém-formados custando parte do curso e oferecendo uma abordagem específica a necessidade dos estudantes.
As competências linguísticas ativas, como sprechen und schreiben, aparecem segundo nossa pesquisa como a maior necessidade na formação de professores. Segundo dados da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, a Habilitação de Alemão é uma das que mais sofrem evasão ao longo do curso da Letras. O papel da Associação de Professores é prestar apoio aos profissionais da área de alemão oferecendo suporte e formação aos mesmos.
A professora Tereza Maria Souza de Castro possui ampla formação na área, como professora aposentada do Goethe-Institut e tradutora juramentada.

– Público: jovens professores e estudantes de Letras.

– Requisitos: possuir nível A2 ou B1.

– Inscrições: no e-mail appasaopaulo@gmail.com

sexta-feira 4 agosto 2017 - sexta-feira 1 dezembro 2017
19:00 - 20:30
VII. Sprachförderkurs B2-C2 - Sprechen und Schreiben
Colégio Benjamin Constant, São Paulo

werbung

Não sem motivos chegamos à sétima edição do Sprachförderkurs B2-C2, compondo um de nossos cursos de aperfeiçoamento de professores é o curso mais requisitado da APPA.
O curso neste semestre terá enfoque nas competências ativas da língua alemã, sprechen und schreiben. A temática se diversifica em cada aula, fazendo cada dia ser único e significativo. Atualidades, assuntos gerais e literatura são discutidos entre os colegas da área. Neste curso a troca de experiências e conhecimentos entre os professores é riquíssima e ímpar. Diversificando os assuntos tratados no semestre anterior.

Local: Colégio Benjamin Constant – Metrô Paraíso
Período: de 4 de agosto a 1 de dezembro (das 19h00 às 20h30)
Inscrições: appasaopaulo@gmail.com

jul 2017

Data / Hora Evento
segunda-feira 31 julho 2017 - sexta-feira 4 agosto 2017
IDT 2017
Universität Freiburg, Fribourg

logo

Vom 31. Juli bis 4. August 2017 findet in Freiburg, Schweiz, die XVI. Internationale Tagung der Deutschlehrerinnen und Deutschlehrer statt. Die Tagung steht unter dem Motto „Brücken gestalten – mit Deutsch verbinden: Menschen – Lebenswelten – Kulturen“ und bietet ein reichhaltiges Programm: Plenarvorträge, 36 Sektionen, Podien, zielgruppenspezifische Arbeitsgruppen, Posterausstellung, Didaktische Werkschauen, Verlagsausstellungen, Kulturprogramm, Ausflüge usw. usf.

Alle Informationen finden Sie unter www.idt-2017.ch.

Beiträge können noch bis am 30. September 2016 eingereicht werden frühzeitig an.

Seien Sie dabei! Melden Sie sich

sexta-feira 21 julho 2017 - sexta-feira 28 julho 2017
14:00 - 18:00
Fortbildungsseminar: die vier Fertigkeiten im Niveau A2
Goethe-Institut São Paulo, São Paulo

werbung

Ferramentas concretas são de extrema importância no preparo de aluno para a almejada proficiência, na qual as 4 competências linguísticas são exigidas e testadas. Portanto, o trabalho individual de cada uma delas torna-se essencial para um bom resultado.
O seminário abordará ferramentas concretas apontando as principais provas de proficiência em língua alemã como exemplo pela professora Gorete Afonso que possui uma longa experiência na aplicação da prova Goethe-Zertifikat.

– Carga horária: 8h.

– Inscrições: até o dia 14 de julho pelo e-mail appasaopaulo@gmail.com.

jun 2017

Data / Hora Evento
quinta-feira 8 junho 2017
18:00 - 21:00
Instalação Sonora: Echolot
Goethe-Institut São Paulo, São Paulo

echolot-bild

Instalação sonora interativa

Como soam os livros? Que sons escondem-se em uma bilbioteca? Com a instalação interativa Echolot, os artistas Milena Kipfmüller e Klaus Janek, residentes em Berlim, buscam os sons e as sequências musicais que se mantêm escondidos dentro dos livros.
A Echolot tenta resgatar, portanto, o material sonoro e musical oculto e arquivado nos livros. Palavras escritas, que remetem a significados semânticos, são transformadas pela Echolot em partituras de uma composição que vai sendo sempre renovada. Levadas à emissão de sons pelos visitantes da bioblioteca, as gravações curtas e lúdicas, nos diversos espaços, são sobrepostas, compostas, musicalizadas, dissipadas, emitidas e reenviadas de volta ao ouvinte.
Uma gravação primordialmente simples transforma-se em uma fuga polifônica, para depois se transformar em uma mistura de material idiomático e musical abstrato, para no fim se tornar uma peça músico-radiofônica coletiva em tempo real.
O ouvinte pode fazer novos arranjos e influenciar o mix ao vivo a todo momento, acrescentando aleatoriamente novos sons e trechos de textos em quantas línguas quiser. A instalação é um instrumento vivo, capaz de sondar as camadas sonoras de uma biblioteca. Os livros e os leitores, bem como o texto e o som, interagem e geram uma composição contínua e em movimento.
A Echolot foi desenvolvida por Milena Kipfmüller e Klaus Janek para a biblioteca do Goethe-Institut de Montreal. A performance foi apresentada na cidade canadense pela primeira vez em 2016.

maio 2017

Data / Hora Evento
quarta-feira 24 maio 2017 - sexta-feira 26 maio 2017
II Congresso da ABEG – Florianópolis, 24 a 26 de maio de 2017
UFSC, Florianópolis SC

Texto extraído de: http://germanistik-brasil.org.br/?p=1111

II Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos

Chamada para propostas de grupos temáticos

A Associação Brasileira de Estudos Germanísticos e a Universidade Federal de Santa Catarina têm a satisfação de anunciar à comunidade acadêmica o II Congresso da ABEG, a ser realizado de 24 a 26 de maio de 2017. O evento vai ocorrer no Campus da UFSC no Bairro Trindade, no Centro de Comunicação e Expressão e imediações

Sob o título Germanistik – ganz und gar brasilianisch, esse II Congresso pretende consolidar a entidade, através da promoção, da divulgação e da inovação da pesquisa germanística brasileira, em sua feição teórica e prática. O II Congresso da ABEG contempla e destaca o papel social e histórico da atividade científica praticada na área da Germanística no Brasil, no viés da pesquisa e do ensino-aprendizagem da língua alemã, das literaturas em língua alemã, da cultura dos países de língua alemã, da tradução entre outros setores, envolvendo questões tais como o retorno social dos produtos intelectuais da área, as práticas inovadoras, a formação discente para a cidadania, o preconceito linguístico, a reflexão sobre ética na pesquisa e na manipulação de dados, entre outros constantes da pauta do século XXI.

A partir dos simpósios temáticos que se destacaram durante o primeiro congresso da entidade, promovido em 2015, e das mesas-redondas, das conferências plenárias, com renomados especialistas, espera-se e incentiva-se a retomada desses e outros temas instigadores e a criação de espaço que fomente a divulgação, a reflexão e o debate acerca das mais recentes tendências teórico-metodológicas da referida área.

Convidamos, nesse momento, todos os membros da associação a nos enviarem suas propostas para a formação de grupos temáticos. Fazem parte da proposta: – o título do grupo; – a descrição do tema (em até 15 linhas); os nomes dos (dois) coordenadores (preferencialmente de instituições diferentes). Precisamos das informações até o dia 30 de novembro de 2016 via e-mail para o seguinte endereço, criado especificamente para essa finalidade: abegflorianopolis@gmail.com

Várias questões do cunho organizacional (limite de participantes por grupo; limite de tempo; composição etc.) estamos deixando para um momento mais tarde.

Até o presente momento encaminhamos pedidos de apoio financeiro às instituições brasileiras CAPES e CNPQ e também ao DAAD. Entretanto, dado o atual cenário político-econômico, não temos qualquer garantia de êxito e solicitamos que cada participante procure, preventivamente, recursos de sua instituição para a cobertura dos gastos individuais.

É importante salientar que teremos, ao final do congresso, a eleição da diretoria da ABEG para o biênio de 2018 e 2019. Incentivamos colegas interessados em contribuir por essa via para o crescimento e a consolidação dos Estudos Germanísticos no Brasil, a organizarem sua chapa para as eleições.

Assim sendo, convidamos a comunidade acadêmica da área da Germanística – docentes do ensino superior, doutorandos, mestrandos, graduandos – para estarem em maio de 2017 na cidade de Florianópolis. Esperamos receber todos com a acolhida e a hospitalidade típicas da Ilha da Magia.

sexta-feira 19 maio 2017 - sábado 20 maio 2017
09:30 - 17:00
IV. Österreich-Tage in São Paulo
Goethe-Institut São Paulo, São Paulo

werbung final

 

“Österreich-Tage in São Paulo” chega este ano a sua quarta edição com o tema “Landeskunde und Literatur im DAF-Unterricht” nos dias 19 e 20 de maio. Através da parceria com o órgão austríaco BMBF (Bundesministerium für Bildung und Frauen) receberemos os palestrantes Profa. Dra. Ruth Bohunovsky da UFPR e Prof. Dr. Stefan Krammer da Universität Wien.
A temática salienta a importância de tratar das variantes regionais da língua alemã e a Literatura Austríaca na sala de aula. A literatura e as culturas que a língua alemã englobam são ferramentas para despertar a curiosidade e sede de conhecimento. O contato dos alunos com este dois temas levam a uma aproximação da língua e da cultura, dessa forma, o trabalho dos mesmos na sala de aula oferecem ao aprendiz uma maior intimidade com a língua alemã e despertam uma motivação que vai além do objetivo em si mesmo de aprender a língua.
Uma língua é a chave-mestra para um vasto conhecimento em diversas áreas e cabe ao professor despertar e incentivar as paixões no âmago de nossos curiosos alunos.

– Público:
Professores de alemão e estudantes de Letras.

– Preços:
Público-geral: R$ 50 por dia.
Associados da APPA, estudantes e professores do CEL: R$ 25,00 por dia (dois dias por R$ 40,00).
Associados da APPA que residam no interior de São Paulo: gratuito.

– Inscrições até o dia 17 de maio através do e-mail:
appasaopaulo@gmail.com

Será fornecido material e certificado ao final do Workshop.

segunda-feira 15 maio 2017
Vorlesewettbewerb – Finale 2017
Colégio Benjamin Constant, São Paulo

IMG-20170517-WA0002

A final do “Concurso de Leitura em Alemão” aconteceu nesta última segunda-feira na sede do nosso parceiro, o Colégio Benjamin Constant. O mesmo foi organizado juntamente com as escolas: Colégio Imperatriz Leopoldina e Escola Suiço-Brasileira .

Agradecemos a nossa tesoureira e professora Magrit Achterberg por ter composto o corpo de jurados de especialistas em Literatura Alemã.

Lesen macht Spaß

1 2 3 4 5 6 7